English French German


História do Hóquei em Patins Oliveirense


1969: Não há dados concretos, mas neste ano começaram as primeiras conversas para a criação de uma equipa de hóquei em patins em Oliveira de Azeméis, dado a popularidade da modalidade e o facto de o Clube Escola Livre de Azeméis estar inactivo nesta modalidade há alguns anos; Um dos principais mentores deste projecto foi o Professor António Costeira, antigo hoquista da Escola Livre, que se tornou treinador e dirigente da equipa de hóquei em patins da União Desportiva Oliveirense.

Janeiro de 1970: Por indicação da FPP, a Oliveirense passa a fazer parte da Associação de Patinagem de Aveiro. No entanto, por não haver campeonato regional em Aveiro nesta época, a Oliveirense participa no Campeonato Regional do Porto (Apuramento para a 2ª Divisão Nacional); Com apenas sete atletas federados, a Oliveirense consegue igualar o feito do Futebol Clube do Porto, alguns anos antes, quando se sagra campeã regional invicta logo no ano de estreia em provas oficiais de hóquei em patins. 

Apesar de se ter sagrado campeã, a Oliveirense não é promovida à 1ª Divisão Nacional, sendo obrigada a voltar a disputar o campeonato regional de Aveiro na época seguinte. Actualmente disputa a 1ª Divisão Nacional sendo o "terceiro grande" do hóquei patinado em conjunto com o FC Porto e o SL Benfica.

1 comentários:

  1. Não sei como este texto chegou até vocês, mas será que dava para colocar como autor, "Nelson Alves"? Notem que isto que aqui está era só um rascunho...

    ResponderEliminar